produtos-de-limpeza

Conheça os tipos de produtos de limpeza disponíveis no mercado!

Há diversos tipos de produtos para limpeza no mercado. Porém, por serem capazes de promover uma limpeza profundo, esses produtos contêm algumas substâncias que podem ser prejudiciais a nossa saúde como também ao meio ambiente. Portanto é fundamenta conhece-los e entender quando cada um deve ser usado e quais as medidas de proteção que deve-se tomar para que sua saúde esteja protegida.

Quais os tipos de produtos de limpeza existentes?

Quais os tipos de produtos de limpeza existentes?

Os produtos de limpeza são, geralmente, classificados em seis categorias: sabões e detergentes, solventes, ácidos suaves, ácidos fortes, leve alcalino e por fim o pesado alcalino.

Cada um destes pode conter mais ou menos toxinas. No post de hoje mostraremos um pouco sobre cada um desses tipos de produtos, fique de olho:

Sabões e detergentes

A maioria dos sabões e sabonetes são biodegradáveis, por isso são menos agressivos e por isso tem menor risco de alergias. Como são utilizados para a limpeza dos mais diversos estabelecimentos eles não podem oferecer nenhum risco a quem os utiliza e a quem esteja no local.

Solventes

Os solventes são ideias para quem busca eliminar manchas de graxas e óleos. Eles normalmente são compostos por acetona, desengraxante, álcool desnaturado e mineral. Além de graxas eles são utilizados também para diluir tinta óleo nos trabalhos artesanais.

Com esse produto é necessário tomar cuidado com o seu manuseio e armazenamento. Lembre-se que os solventes são inflamáveis e não podem ser alocados em ambientes de extremo calor.

Ácidos suaves e fortes

O ácido suave é produzido à base de citrino ou ácido acético, tornando-se perfeito para problemas com limo e ferrugem, além de limpar pias e lavatórios. Este produto é recomendado para ambientes onde há crianças e animais, pois é muito seguro.

Já os ácidos fortes são compostos por fluorídrico e ácido fosfórico. Perfeito para limpezas mais pesadas em banheiros e cozinhas. Como esses ambientes são propícios para proliferação de bactérias os ácidos fortes são a melhor opção.

Leve alcalino e forte alcalino

Assim como os ácidos suaves, os limpadores leves são indicados para ambientes onde há crianças e animais. Esses produtos são feitos com bicarbonato de sódio que fornece limpeza suave e sem dano à natureza.

O componente de produtos químicos pesado alcalino é altamente corrosivo e precisa de muita atenção ao ser utilizado. Eles contêm uma substância chamada carbonato de sódio, um componente perigoso, que oferece risco de queimaduras caso não seja manuseado corretamente. Porém eles são ótimos para remover gorduras de panelas e esgotos.

Quais cuidados eu devo tomar com esses produtos?

O uso adequado de cada produto garante proteção e segurança na sua casa ou empresa. Fique atento à embalagens e modo de uso de cada produto, em caso de dúvida converse com o seu distribuidor ou com um algum profissional qualificado. Lembre-se que a segurança é primordial em todas as grandes empresas!

Gostou desse post? Conta pra gente o que você quer ver aqui no blog que vamos tentar ajudar a sanar suas dúvidas 😉