Saiba como otimizar a limpeza em prédios - Blog Suprimix Suprimentos

Saiba como otimizar a limpeza em prédios

Um bom planejamento é fundamental para manter a limpeza em prédios, seja nos ambientes internos quanto externos. Principalmente quando se é preciso otimizar recursos e tempo.

Para se fazer um bom planejamento de limpeza é preciso, primeiramente, levar em conta o perfil do condomínio e dos moradores, para que o trabalho seja eficiente e agrade a todos.

Separamos algumas dicas fundamentais para que você possa otimizar o planejamento da limpeza em prédios, fique de olho:

Defina os tipos de limpeza a serem realizados

É fundamental estar ciente aos tipos de limpeza que são realizadas em prédios, são elas: limpeza geral, manutenção e conservação.

A limpeza geral é a mais abrangente e pesada das três. Ela atende às áreas de maior circulação de moradores. Alguns locais precisam receber essa limpeza diariamente, como o hall, a recepção e elevadores; em outros locais é possível que a limpeza geral seja feita quinzenalmente ou até uma vez ao mês.

A manutenção é considerada a limpeza mais leve. Porém requer atenção, pois nos lugares de maior circulação e uso ela deve ser realizada mais de uma vez ao dia. Passar uma vassoura na recepção é fundamental para manter o ambiente limpo, planeje para que essa ação seja feita ao menos uma vez em cada turno.

Por fim, a conservação é normalmente realizada apenas uma vez ao dia, e seu objetivo é, como o próprio nome diz, conservar a limpeza de um ponto específico. Um exemplo prático é o recolhimento de lixo do prédio, que é necessário ser retirado apenas um horário já determinado.

Planeje os processos para os tipos de limpeza

Ao planejar quais as limpezas a serem realizadas durante o dia, fica mais fácil organizar os produtos e equipamentos de limpeza necessários para o trabalho. Assim a equipe de limpeza poupará tempo na organização e focará seus trabalhos no que mais importa: a limpeza.

Cada área e tipo de limpeza requer diferentes produtos e equipamentos. A escolha correta desses produtos pode auxiliar na produtividade das ações e reduzirá custos com materiais e mão de obra.

A melhor forma de controlar o uso dos materiais é criar uma lista de controle. Assim, o estoque estará sempre em dia e todos os processos de limpeza serão realizados sem atrasos. É imprescindível que a equipe de limpeza conheça todos os produtos e equipamentos, para que eles sejam utilizados da melhor forma sem desperdício e danos, tanto aos trabalhadores quanto ao prédio.

Converse com a equipe de limpeza sempre que possível, eles, melhor que ninguém, saberão os produtos que estão em falta e o que não é necessário ser comprado novamente.

Crie um roteiro de limpeza

É importante definir o roteiro da limpeza do prédio, definir quais áreas que precisam ser limpas e qual a frequência de cada limpeza. Liste todas as áreas do prédio, analise cada uma delas e depois defina qual o tipo de limpeza será realizada em cada uma.

A dica é fazer primeiro as limpezas mais pesadas e que demandam maior tempo. A limpeza diária pode ser feita por outros funcionários ao mesmo tempo, afinal elas não demandam grande esforço e são realizadas mais rápido.

Ter todos os passos organizados é fundamental para tudo seja feito com mais rapidez e qualidade!

Começando com essas três dicas, a limpeza dos prédios ficará mais fácil. Se gostou do post de hoje deixe o seu comentário e fique de olho no blog, estamos preparando mais dicas para ajudar você!