Dicas essenciais para higiene e limpeza da sua empresa

Dicas essenciais para higiene e limpeza da sua empresa

Ao procurarmos soluções eficientes e econômicas para manter a higiene em empresas devemos, antes de tudo, analisar as necessidades existentes nos mais diversos ambientes. Neste artigo você vai encontrar dicas essenciais para a higiene e limpeza da sua empresa.

Por onde devo começar a limpeza da minha empresa?

Antes de começar a limpeza é preciso analisar os ambientes e o que cada um necessita. Tudo precisa ser limpo em algum momento, mas é fundamental organizar os trabalhos para que fluam com mais agilidade.

Comece pelos pisos

Pisos marcados e manchados não passam uma boa imagem para quem entra na sua empresa. Portanto, foque os primeiros esforços na limpeza do chão, para isso será necessário produtos com ação detergente. Este produto deve ser para limpeza de sujidades em geral, das mais leves às mais pesadas, assim você pode variar a sua utilização sem precisar de diferentes produtos.

De olho nas janelas, portas de vidro e espelhos

Assim como os pisos, vidros e espelhos sujos dão uma ideia de falta de cuidado a sua empresa, portanto, uma opção de cuidado é investir em limpa-vidros multiuso.

Geralmente são produtos que podem ser usados em todas as superfícies com vidro, tem ação detergente removedora de diversos tipos de sujeira. Para facilitar o uso, geralmente não produzem espuma e não deixam manchas.

Usar panos que não soltem fibras nos vidros também é um fator que deve-se levar em consideração, os panos multiuso são uma boa opção. Esse tipo de pano é econômico pois você pode comprar em grande quantidade, eles geralmente são vendidos em rolos de até 300 metros e já picotados para limpeza profissional.

Limpeza e higienização de superfícies diversas

Superfícies como mesas, cadeiras, balcões que estão a vista e para uso dos clientes devem estar sempre higienizadas. Para que isso ocorra é preciso ter sempre a mão um limpador multiuso.

Os limpadores podem ser utilizados nas mais diversas superfícies, eliminam as sujeiras ocasionais, não agridem os materiais e não deixam cheiro forte. Perfeito para quem recebe clientes diariamente e precisa estar sempre higienizando os locais.

Limpando os equipamentos

Para a limpeza dos equipamentos da sua empresa como: máquinas de café, geladeiras, frigobares, lava-louças entre outros utensílios e máquinas; limpadores multiuso, assim como os indicados anteriormente também servem bem.

Os produtos de limpeza institucional são concentrados, no caso de higienizar os equipamentos a concentração do produto pode ser menor para garantir um maior rendimento. (a linha da Marca americana Spartan é de excelente qualidade e ótimo custo benefício, quando se trata de concentrados)

Caso a sua empresa possua utensílios de inox, é fundamental que você possua produtos específicos para essa limpeza. Isso garantirá equipamentos limpos e com aparência de novos por mais tempo.

Rotinas de desinfecção

A desinfecção é um tipo de limpeza complexa usada normalmente por grandes empresas, pois ela envolve o controle de doenças. (clínicas, hospitais, ou empresas de áreas como alimentícia e da saúde)

Essas rotinas necessitam de calendário de frequência e produtos que variam conforme o material a ser limpo e os microorganismos a serem controlados. O local deve ser analisado por uma empresa especializada para que se saiba o que deve ser desinfectado. (uma ótima opção é o limpador sanitário Bowl Cleanse da SPARTAN.)

Gostou das dicas? Fique de olho por aqui que sempre teremos dicas novas para ajudar a sua empresa!